Pesquisa em Educação Matemática e Educação de Cegos

No dia 23 de março de 2016, aconteceu mais uma defesa de mestrado no Grupo Ruaké. A dissertação “A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática”, desenvolvida por Marcos Evandro Lisboa de Moraes, até então mestrando PPGECM/IEMCI/UFPA, foi orientado pelo Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales, pesquisador do Grupo Ruaké, e representa um marco no Instituto, pois é a primeira pesquisa concluída, no Grupo, com discussões relacionadas à Educação Matemática e Educação de Cegos.

RESUMO
A pesquisa aborda os meios de utilização do Código Braille, a fim de que o aluno deficiente visual se aproprie de estruturas de matemática para utilização de elementos de matemática, a partir de matemática em Braille. Discorre sobre a questão: Quais os desdobramentos dos efeitos de desbrailização em aulas de matemática para uma aluna cega do ensino fundamental? Para isso foi definido como objetivo a análise sobre os efeitos da desbrailização em aulas de matemática escolar para uma aluna cega incluída no ensino regular. Algumas mediações do professor foram necessárias a fim de que tarefas pudessem se configurar em problemas na concepção de Sophie (codinome), nossa aluna participante. Alguns instrumentos e recursos de produção de dados, como: entrevistas, filmagens, depoimentos, acompanhamentos de aula em ambiente não regular de ensino foram necessários para o desenvolvimento da pesquisa. Percebemos que para estimular o processo de ensino e aprendizagem, houve a necessidade de elaborar estratégias mais consistentes no intuito de atrair cada vez mais a participante da pesquisa, preferencialmente explorando tanto quanto possível, a percepção tátil, e neste caso, criou-se um produto didático adaptado a fim de se substancializar o estudo de ângulos, incentivando a escrita e a leitura em Braille. Os resultados mostraram a carência de preparação de materiais em Braille para alunos deficientes visuais implicando em episódios de desbrailização e a necessidade de investigações no sentido de apontar caminhos que diminuam os obstáculos enfrentados por estudantes na condição de deficiência.
Palavras-chave: Educação inclusiva; Educação especial; Educação matemática; deficiência visual; Tecnologia assistiva; Braille. Desbrailização.

Universidade Federal do Pará
Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas
Instituto de Educação Matemática e Científica
Pesquisa: Dissertação de Mestrado
Título: A leitura tátil e os efeitos da desbrailização em aulas de matemática
Autor: Marcos Evandro Lisboa de Moraes
Orientador: Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales.
Ano: 2016

Anúncios